p-albuquerque Psicologia: Palavra

Psicologia

A todos os amigos e visitantes da página www.p-albuquerque.pt, que queiram participar numa troca de informação, ou simplesmente se expressarem livremente! Mandem os vossos textos para info@p-albuquerque.pt. Desde já um obrigado e abraço para todos!

sábado, setembro 23, 2006

Palavra

Oliver Stone na apresentação do seu mais recente filme “World Trade Center” aborda a questão dizendo que os acontecimentos existem se houver alguém que fale deles.
E ele sabe do que está a falar, pois grande parte da sua obra baseia-se no falar e fazer falar usando a palavra da forma mais inteligente.
Mas, qualquer um de nós experimenta as palavras de Stone a todo o momento.
Estamos constantemente rodeados pela palavra, desejamos o outro pela palavra, e esperamos ouvir dele as suas palavras no suave encontro das nossas. Quando tal não acontece o diálogo mantém-se mesmo que só dentro de cada um onde continuamos a falar por nós e pelo outro.
Só conseguimos viver recordando, para tal falamos. Vivemos repetindo mais do que actos, palavras.
Como poderíamos distinguir os melhores dos piores momentos da nossa vida sem a emoção aplicada a cada palavra. Até o silêncio com os seus constantes gritos só pode ser descrito pela palavra.
Existimos e acontece-mos através de uma qualquer palavra. Mesmo na morte continuaremos a existir nas palavras de outros.
Para qualquer um de nós a simples existência vive dentro da palavra, ela vai permitir-me não só me individualizar afirmando-me no seu domínio mas também, distinguir acontecimentos que julgo merecerem mais, ou nenhumas palavras.

By: p-albuquerque