Existe um cerebro dentro de ti!
Crianças mortas na sala de aulas, raptos, abusos sexuais, maus-tratos.
Estes são alguns dos nomes com que a sociedade mistifica a realidade do TRANSTORNO PSICOLOGICO.
Facilmente posso por a violência no saco: sinais dos tempos; anarquismo; fim do mundo.
Facilmente posso rotular os produtores da violência como: maus, egoístas; solitários; psicopatas.
A realidade é que a Doença Mental, o Transtorno Psiquiátrico, o Transtorno Psicológico ou qualquer outro nome, dependem-te da abordagem a aplicar, fazem parte do canto obscuro, e logo, mal compreendido de qualquer sociedade.
É do senso comum se saber qual a função dos rins ou do coração ou mesmo dos pulmões. Mas e do cérebro?
É do senso comum saber a falta que faz o sangue, a água ou mesmo o oxigénio. E os seus efeitos no cérebro? E desequilíbrios nos neurotransmissores?
Também é do senso comum reconhecer que qualquer alteração estrutural no físico pode limitar seriamente a qualidade de vida e desempenho social. E quando essas alterações se encontram no cérebro?
Para a maior parte de nós só o visível é compreensível, logo os comportamentos podem ser analisados bem como as suas consequências, mas as causas ainda são motivo de perplexidade e obscurantismo.
Precisamos do nosso cérebro a funcionar bem e em pleno muito antes de nascermos e durante toda a vida, nele existe a mais complexa mistura entre sensibilidade, organização, comando, resistência e adaptação.
Entende-lo é melhorarmos as nossas possibilidades como humanidade, é prevenir a violência absurda, é aceitarmos o ser biológico e complexo que somos em constante mudança e adaptação, dependentes de equilíbrios neurológicos fundamentais mas de fácil ruptura.
Existe um cérebro dentro de ti! Procura-o!
By: p-albuquerque
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home